Mastectomia

A mastectomia é uma cirurgia de retirada total ou parcial da mama, associada ou não à retirada dos gânglios linfáticos da axila (esvaziamento axilar). O pós operatório requer alguns cuidados, principalmente com a pata do mesmo lado da mama operada.

O tumor de glândula mamária é o mais comumente encontrado em fêmeas caninas, sendo que o maligno é o mais freqüente.
A idade média das cadelas atingidas por esse tipo de tumor é de 10 a 11 anos, sendo extremamente raro ocorrer em cadelas com menos de 5 anos.
As raças mais atingidas são o Cocker Spaniel, o Poodle, o Fox e Boston Terrier. O Chihuahua e o Boxer apresentam menores riscos. Observa-se que em Pastores Alemães, as neoplasias mamárias apresentam comportamento mais maligno do que em outras raças.
Os tumores em machos são raros, porém de extrema agressividade.

Quando diagnosticamos uma fêmea com tumor de mama, vamos planejar a cirurgia para retirada de uma parte da cadeia mamária e, em alguns casos, retirar toda a cadeia. Essa decisão vai depender de como a cadela ou a gata está clinicamente, se ela tem um ou mais tumores e qual o lado deverá ser operado.

Antes da cirurgia, é importante fazer uma avaliação completa com exames de sangue, ultrassom abdominal e RX de tórax para saber se a fêmea está em boa saúde e não houve metástase do tumor para algum órgão.

A melhor forma de prevenção de tumor de mama em cadelas e gatas é a castração precoce (antes dos 6 meses de idade).

ENTRE EM CONTATO