Curiosidades sobre cães: saiba tudo sobre a percepção canina

Quem tem cachorro pode parecer um pouco maluco quando dizemos, por exemplo, que podemos presenciar sorrisos e momentos que eles simplesmente nos ignoram por birra.
A verdade é que os cães são animais extremamente sensíveis em relação às nossas atitudes. Eles conseguem perceber até quando mudamos de humor.
Você já parou para pensar em como eles prestam atenção em nós e em nossa falta de atenção? Basta bobear uns segundos e vupt, diga adeus ao lanche em cima da mesa.

Mas vamos às curiosidades:

1 – Um estudo recente descobriu que os cachorros conseguem perceber quando são tratados de maneira diferente em relação a outro cão. Dois cachorros foram treinados juntos e ambos recebiam o mesmo comando, mas só um ganhava recompensa. O cachorro que não recebia a recompensa parou de obedecer aos comandos.
2 – Alguns pesquisadores afirmam que os cães sentem quando estamos doentes e, dessa forma, ficam mais próximos de nós. Outros estudos comprovaram que os peludos conseguem detectar células cancerígenas pelo olfato.
3 – Para finalizar, sabe quando seu cachorro não confia em alguém? É melhor você acreditar nele. Um estudo feito pela Universidade de Kyoto, no Japão, provou que os cães conseguem identificar quando estamos mentindo.
Como os peludos costumam obedecer nossos gestos, os pesquisadores queriam descobrir se eles fazem isso automaticamente ou se dependem da confiança que têm na pessoa.
O teste foi feito com 34 peludos que consistia em apresentar a eles recipientes com comida. Na primeira vez, a pessoa apontava um recipiente vazio. Na segunda vez, um cheio.
O impressionante é que os cães confiavam cegamente no primeiro comando, mas quando recebiam o segundo, sequer saíam do lugar. Isso porque tinham perdido a confiança na pessoa. Quando uma nova pessoa dava o comando para o segundo recipiente (o cheio), eles obedeciam sem pestanejar.
Segundo os pesquisadores, isso prova que os peludos são muito habilidosos quando se trata de entender nossos gestos, mas quando têm motivos perdem confiança e mudam o comportamento.

E agora? Você confia mais no seu cão?

Referência: The I Love Dogs Site