Socorro: meu cachorro engoliu alguma coisa

Ter um cachorro exige uma série de cuidados que os donos sequer imaginavam que deviam ter. Isso porque esses sapequinhas, além de brincar, adoram comer objetos que não devem.

Uma das maiores causas de atendimento de cães em emergências veterinárias é a ingestão acidental de pequenos objetos como: pequenos ossos, brincos, pedras, palitos, tampas de canetas e até mesmo meias.

Para evitar que isso aconteça, é importante que o dono tente visualizar o ambiente com os olhos do cão, tentando olhar sempre os locais onde ele alcance e possíveis objetos que ele possa fazer de lanche.

Assim você consegue identificar uma possível ameaça, mesmo que ela não esteja diretamente no chão.

Mas o que devo fazer se o meu cachorro engolir um objeto?

Bom, em qualquer emergência médica o mais importante é: manter a calma. Se você viu o animal engolindo algo estranho, tente identificar o que era e leve o peludo ao veterinário imediatamente com essa informação.

Caso você não tenha identificado, sem problemas. O veterinário pedirá alguns exames de imagem (como raios-X e o ultrassom) para tentar identificar o que era e qual a localização do objeto.

Quanto antes o peludo for atendido, mais rápido será a retirada do objeto. O melhor de tudo é que, caso não seja nada sério ou perigoso, com a evolução da medicina veterinária, os procedimentos estão menos invasivos. Isso permite que, muitas vezes, o seu amigo vá embora para casa com você no mesmo dia.

Mas já sabe, né? A melhor forma de evitar o sofrimento do peludo é com a prevenção da ingestão desses objetos.