Não corte a cauda do seu cão

Já faz tempo que a prática de amputar a cauda de cachorros virou crime, mas algumas pessoas insistem nisso. A amputação da cauda é comum em raças como cocker spaniel, pinsher, poodle, pitbull, rottweiller e doberman, mas o ideal é que o bicho de estimação permaneça com o rabo.

corte de calda

O crime acontece por uma questão estética, mas isso pode comprometer a saúde do cachorro, já que a cauda serve como ponto de equilíbrio do bichinho. A decisão de proibir o corte é do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Mas fique atento, pois em caso de doença o corte está liberado. O presidente do CFMV, Benedito Arruda, explicou que “nos casos em que existe uma doença que poderá progredir e promover uma extensão no sistema nervoso e prejudicar o animal definitivamente. Nessa hipótese a cirurgia é permitida”.

Mas e a orelha? Pode?

            Não, não, não e não.

A mesma regra vale para as orelhas: o veterinário pode cortar, caso haja motivos de saúde para isso. Se você quer que o seu cão fique bonitinho, coloque um laço – ou simplesmente aceite o fato de que todo cão já nasce maravilhosamente lindo.

corte de orelha

As orelhas dos cães são uma proteção contra a entrada de água e coisas estranhas nos ouvidos. Cães com orelhas amputadas tornavam-se muito mais propensos a infecções de ouvido; até mesmo andar na chuva pode virar um problema.

As orelhas cortadas são comuns em cães de guarda, como o doberman, pois os deixam com a aparência mais assustadora. Mas isso não o faz um cão de guarda melhor.

E vamos combinar que não há nada melhor que chegar em casa e o peludo abanar o rabinho de emoção porque você chegou, né?! Podemos identificar várias emoções dos peludos só observando suas caudas e orelhas.

Deixe os as orelhas e rabinhos onde estão!

amor dos caes